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Uma boa terapia e a influência positiva
da família e cuidadores
são essenciais para a criança PC.

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O Conceito Bobath

é uma abordagem que utiliza oportunidades
de recuperação em tempo integral
e não somente na sessão de terapia.

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"O tratamento no Conceito Bobath fala
com o sistema nervoso em uma
linguagem que ele entende”

(Tallis, Raymond MD)
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“O tratamento deve ser flexível e adaptado
as várias necessidades do paciente”
K. Bobath e B. Bobath, 1984

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Curso de Fisioterapia na Avaliação e Tratamento de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral

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Destinado a Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos e estudantes do último período.
Objetivos:
Este curso informativo tem objetivo de proporcionar ao aluno o conhecimento básico para avaliar e tratar crianças com paralisia cerebral de 4 anos a adolescentes com técnicas de manuseios sensório-motor e estratégias de solução de problemas para os problemas funcionais dessas crianças. Haverá vídeos de avaliação e tratamento de crianças dos vários tipos de paralisia cerebral. Não haverá prática de tratamento pelos alunos.
Instrutora:
Clarissa Byrro de Alcântara: Fisioterapeuta Coordenadora-Instrutora do Curso Básico do Tratamento Neuroevolutivo-Conceito Bobath
Data – Local – Carga Horária:
Dias 17, 18 e 19 de novembro de 2014 | de 14h00 às 19h00 horas.
Auditório: Rua Espírito Santo nº 2.727, Bairro de Lourdes, Belo Horizonte/MG.
Carga horária de 15 horas.
Valor:
R$ 900,00 (novecentos reais), divididos em 3 parcelas de R$300,00 (trezentos reais), sendo vencimentos para 30/08, 30/09 e 30/10/2014.
Depósitos: Banco do Brasil | Ag: 7155-2, CC: 47745-1 | Clarissa Byrro de Alcântara.
Enviar comprovantes de depósito para o e-mail: bobath.bh@gmail.com.br
Mais informações:
Telefones: (31) 3293-2711 ou (31) 9910-5649 (Valeria Martins – Secretária Curso Bobath-BH)
E-mail:bobath.bh@gmail.com.br

Conteúdo Programático

  • Conceito Bobath – Breve história;
  • Desenvolvimento Sensório-motor normal e seus desvios de 0 a 12 meses;
  • A função e o movimento do tronco;
  • Paralisia cerebral – Conceito e classificação;
  • Princípios e plano de tratamento da Paralisia Cerebral;
  • Novas teorias do Controle Motor – Aspectos práticos;
  • Avaliação funcional – baseada na CIF;
  • Vídeos de avaliação e tratamento;
  • Referência bibliográfica.

1- O desenvolvimento sensório – motor normal: aspecto cinesiológico e biomecânico

O estudo do desenvolvimento sensório motor normal é de grande importância para os profissionais que irão acompanhar e tratar bebês de risco ou crianças e adultos com distúrbios neuromotores.
O modelo normal em que ocorre desenvolvimento nos 12 primeiros meses de vida mostra como a sensação do movimento ( a partir da vivência tactil, visual, proprioceptiva, vestibular e cinestésica) a percepção (o que inclui a interação entre a pessoa e o contexto da ação), e a motivação (vínculo e cognição), levam o bebê a se movimentar e repetir o movimento de maneira a torná-lo cada vez mais elaborado na melhor performance da biomecânica. Desse modo ativa e fortalece os músculos primários, acessórios e seus sinergistas em uma perfeita inervação recíproca, enquanto ele (o bebê) realiza diversos movimentos funcionais em seu dia a dia.
A partir deste conhecimento os terapeutas (FISIO, FONO, TO) poderão elaborar as estratégias de tratamento e resolução de problemas de seus pacientes, com o objetivo de promover a realização de atividades funcionais com uma melhor qualidade de movimento.

2- A função e o movimento do tronco

A ação dos músculos do tronco somado a integridade das reações de retificação e do equilíbrio é o ponto chave para obtenção do controle postural contra a gravidade.
No tronco, encontra-se a cintura escapular e a cintura pélvica que são o eixo de conexão da cabeça, membros superiores e os inferiores. Portanto, para realização das principais funções como a alimentação, a fala, as manuais e a marcha, é de vital importância que o tronco esteja ativo, e promova a estabilidade para que essas atividades essenciais possam ocorrer.
A partir do estudo e vivência do movimento normal do tronco, o terapeuta estará mais capacitado para desenvolver estratégias de tratamento e assim facilitar o movimento funcional dos seus pequenos pacientes com disfunção motora (neurológicas) ou mesmo nos bebês que apresentam pequena defasagem no desenvolvimento funcional.

Clarissa Byrro de Alcântara

Curso de Fisioterapia e Fonoaudiologia no Tratamento de Bebês – Teoria e Prática

Curso Tratamento de Bebês1

Destinado a Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos e estudantes do último período.
Objetivos:
Este curso informativo tem objetivo de proporcionar ao aluno o conhecimento básico para avaliar e tratar o bebê de 0 a 03 anos com técnicas de manuseio sensório-motor e estratégias de solução para os problemas funcionais do bebê. Também será abordada a importância do ambiente, inicialmente representado pela figura da mãe, para uma maior compreensão da constituição do psiquismo da criança. Haverá vídeos de avaliação e tratamento. Não haverá pratica de tratamento pelos alunos.
Ministrantes:
Helenice Soares de Lacerda, Fisioterapeuta, lnstrutora do Curso Básico do Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath e Jaqueline Abrantes Pego, Fonoaudióloga, Mestre pela PUC/SP, Especialista em Motricidade Oral e Instrutora do Curso Básico do Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath.
Data – Local – Carga Horária:
Dias 26, 27 e 28 de novembro de 2014 | 13h00 às 18h00 horas.
Auditório: Rua Espírito Santo nº 2.727, Bairro de Lourdes, Belo Horizonte/MG.
Carga horária de 15 horas (5 h/aula por dia).
Valor do Curso - Forma de Pagamento:
R$ 900,00 ou 3x de R$ 300,00 (vencimentos em 30/08, 30/09 e 30/10 de 2014).
Depósitos: Banco do Brasil, agência 1229-7, conta corrente 8.829-3, Helenice Soares de Lacerda.
Enviar comprovantes de depósito para o e-mail: bobath.bh@gmail.com
Mais informações:
Telefones: (31) 3282-5587 | (31) 9992-9091 | (31) 9651-7366
E-mail:bobath.bh@gmail.com

Conteúdo Programático

  • Tratamento Neuroevolutivo – Breve História;
  • Terminologia atual;
  • Desenvolvimento sensório motor normal e seus desvios no bebê de 0 a 12 meses;
  • Bases teóricas para o atendimento do fonoaudiólogo;
  • A importância do ambiente no desenvolvimento do bebê;
  • Desenvolvimento natural das funções orais e a inter-relação entre os sistemas na tarefa;
  • Identificar e descrever problemas na alimentação e nos sistemas relacionados;
  • Princípios do tratamento em fono e fisio;
  • Tratamento funcional do controle do tronco e da cabeça;
  • Verticalização;
  • Avaliação do bebê baseada no modelo de Classificação lnternacional de Funcionalidade (CIF 2008);
  • Plano de Tratamento;
  • Referência Bibliográfica.

1- O desenvolvimento sensório – motor normal: aspecto cinesiológico e biomecânico

O estudo do desenvolvimento sensório motor normal é de grande importância para os profissionais que irão acompanhar e tratar bebês de risco ou crianças e adultos com distúrbios neuromotores.
O modelo normal em que ocorre desenvolvimento nos 12 primeiros meses de vida mostra como a sensação do movimento (a partir da vivência tactil, visual, proprioceptiva, vestibular e cinestésica) a percepção (o que inclui a interação entre a pessoa e o contexto da ação) e a motivação (vínculo e cognição), levam o bebê a se movimentar e repetir o movimento de maneira a torná-lo cada vez mais elaborado na melhor performance da biomecânica. Desse modo ativa e fortalece os músculos primários, acessórios e seus sinergistas em uma perfeita inervação recíproca, enquanto ele (o bebê) realiza diversos movimentos funcionais em seu dia a dia.
A partir deste conhecimento os terapeutas (FISIO, FONO, TO) poderão elaborar as estratégias de tratamento e resolução de problemas de seus pacientes, com o objetivo de promover a realização de atividades funcionais com uma melhor qualidade de movimento.

2- A função e o movimento do tronco

A ação dos músculos do tronco somado a integridade das reações de retificação e do equilíbrio é o ponto chave para obtenção do controle postural contra a gravidade.
No tronco, encontra-se a cintura escapular e a cintura pélvica que são o eixo de conexão da cabeça, membros superiores e os inferiores. Portanto, para realização das principais funções como a alimentação, a fala, as manuais e a marcha, é de vital importância que o tronco esteja ativo, e promova a estabilidade para que essas atividades essenciais possam ocorrer.
A partir do estudo e vivência do movimento normal do tronco, o terapeuta estará mais capacitado para desenvolver estratégias de tratamento e assim facilitar o movimento funcional dos seus pequenos pacientes com disfunção motora (neurológicas) ou mesmo nos bebês que apresentam pequena defasagem no desenvolvimento funcional.

HELENICE SOARES DE LACERDA E JAQUELINE ABRANTES PEGO